publicado na Revista Digital Anhanguera [conteúdo resumido]
[...] O termo surgiu na década de 1970, atribuído a Maxwell McCombs e Donald Shaw, onde a ideia básica era que “a mídia determina a pauta para a opinião pública ao destacar determinados temas e preferir, ofuscar ou ignorar outros tantos”. Em outras palavras, se é verdade que a imprensa “pode não conseguir, na maior parte do tempo, dizer às pessoas o que pensar, por outro lado ela se encontra surpreendentemente em condições de dizer aos próprios leitores (e aqui, podemos ampliar esse quadro incluindo espectadores e ouvintes) sobre quais temas pensar alguma coisa. Assim, chegamos ao ponto de intersecção com o filme. Ele possui todos os elementos que formam e transformam a comunicação em grande escala: um reality show (75th Annual Hunger Games - The Quarter Quell), um apresentador eloquente (Caesar Flickerman), um tema (Victors and Lovers: Katniss Everdeen e Peeta Mellark), uma relações públicas (Effie Trinket), um figurinista (Cinna - stylist), um preparador de elenco (Haymitch Abernathy), um produtor (Plutarch Heavensbee - Gamemaker), o dono da emissora (President Snow) e um canal de TV aberta. Neste sentido, a ênfase constante de certos temas, aspectos e problemas forma uma moldura interpretativa. [...]