Convivemos diariamente com uma quantidade tão imensa de informação que fica cada vez mais difícil identificar o que é verdade ou o que é ficção. E, pior, quando essas informações são compartilhadas incessantemente pelas redes sociais, o significado dá lugar às mais variadas interpretações.
Na tentativa de minimizar os efeitos 'nefastos' [sim, é dramático] dessa prática, indico [e compartilho] alguns filtros que poderão ajudar a sermos mais criteriosos e críticos com aquilo que consumimos:
- Braincast 209 - [carece de fontes] Como identificar e desmentir notícias falsas. out/16. Disponível em: http://www.b9.com.br/67743/podcasts/braincast/braincast-209-carece-de-fontes-como-identificar-e-desmentir-noticias-falsas/ . Acesso em dez/16.
- Jornal Nexo - Como identificar a veracidade de uma informação e não espalhar notícias falsas. By Ana Freitas. ou/16. Disponível em: http://www.b9.com.br/67743/podcasts/braincast/braincast-209-carece-de-fontes-como-identificar-e-desmentir-noticias-falsas/. Acesso em dez/16.
- Site E-farsas - Usa a própria internet para desmistificar as histórias que nela circulam. Disponível em: http://www.e-farsas.com. Acesso em dez/16.
- Site Boatos - Espaço criado para desmentir boatos contados on line. Disponível em: http://www.boatos.org. Acesso em dez/16.
Aproveite as listas de final de ano para incluir esses sites na sua timeline. :-)